Coco Gauff domina Iga Swiatek e avança à final do WTA 1000 de Madri

Coco Gauff domina Iga Swiatek e avança à final do WTA 1000 de Madri

Coco Gauff garantiu sua vaga na final do WTA 1000 de Madri após uma vitória convincente sobre Iga Swiatek, número 2 do mundo e atual campeã do torneio. A partida, realizada nesta quinta-feira, terminou com um duplo 6/1 a favor da norte-americana, em apenas 1h04 de jogo. Gauff chegou a emplacar 11 games consecutivos, demonstrando um domínio notável. Esta foi a primeira vez em seis confrontos que Gauff conseguiu superar Swiatek no saibro.

Apesar de reconhecer que Swiatek não teve um bom desempenho, Gauff, de 21 anos, enfatizou a importância do seu foco e autoconfiança para o resultado da semifinal. “Estou feliz com a mentalidade que tive durante o jogo. Fui agressiva, mas jogando com margem. Talvez não tenha sido o melhor nível dela hoje, mas acho que consegui deixá-la desconfortável”, afirmou Gauff após a partida.

Segundo Gauff, sua estratégia foi evitar que Swiatek a dominasse. “Ela é muito talentosa e pode te fazer correr o tempo todo. Hoje, tentei evitar isso a todo custo e fazê-la tomar decisões em posições difíceis”.

A consistência também foi um fator chave para a vitória. “O mais importante para mim foi manter meu nível estável. No segundo set, inclusive, consegui aumentar a intensidade. Contra uma jogadora como a Iga, que pode voltar a qualquer momento para o jogo, você precisa manter o foco o tempo inteiro. Estou muito feliz com o resultado e com a forma como me comportei em quadra”, acrescentou a tenista, que obteve 18 winners contra 7 de Swiatek e cometeu apenas 8 erros não-forçados, em comparação com os 28 da polonesa.

Embora Swiatek ainda tenha uma vantagem considerável no histórico de confrontos (11 vitórias em 15 jogos), Gauff venceu os últimos três encontros, mostrando uma crescente confiança em seus duelos diretos. A número 4 do mundo credita essa evolução à sua melhora mental. “Melhorei muito desde os primeiros jogos que fiz contra ela e os resultados mostram isso. Hoje foi um daqueles dias em que tudo simplesmente funcionou. Antes, eu entrava nesses jogos já achando que ia perder. Agora não penso mais no histórico. Cada partida é uma nova oportunidade. E sinto que posso vencer qualquer adversária”.

Gauff possui dois títulos de WTA 1000, conquistados em Cincinnati (2023) e Pequim (2024). No sábado, ela buscará seu terceiro título contra a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo e bicampeã do torneio. Gauff lidera o retrospecto contra Sabalenka por 5 a 4, tendo vencido o confronto mais recente na campanha para o título do WTA Finals, na Arábia Saudita.

thiago.santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por esportes e sempre antenado nas últimas tendências esportivas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao impacto positivo que o esporte pode trazer para a sociedade, e estou empenhado em explorar esse potencial. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo universo dos esportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *