Jamie Vardy se despede do Leicester City após 13 anos e quase 200 gols marcados

Após 13 anos de serviços, o atacante Jamie Vardy deixará o Leicester City ao final da temporada. Considerado o “maior jogador de todos os tempos” do clube, Vardy construiu um legado impressionante desde sua chegada em 2012.
Do futebol amador em 2010 ao título improvável da Premier League em 2016, Vardy marcou 198 gols pelos Foxes e outros sete em 26 jogos pela seleção inglesa. Atacante incansável e cheio de paixão, ele fez uma transição surpreendente do Stocksbridge Park Steels para se tornar uma lenda do Leicester.
Na última década, apenas Harry Kane e Mohamed Salah marcaram mais gols na primeira divisão inglesa que Vardy, nascido em Sheffield. Sua iminente saída do King Power Stadium exemplifica o momento de encruzilhada que o clube enfrenta após o rebaixamento.
O atacante foi o coração da equipe, crescendo junto com o clube e personificando o conto de fadas do título de 2016.
A despedida de um ídolo
Marc Albrighton, ex-companheiro de equipe, declarou à BBC Sport: “Ele é obviamente o maior jogador da história do Leicester. Tudo o que ele conquistou individualmente e com a equipe nunca será esquecido pelos torcedores e pelo clube. Será difícil para todos, pois as pessoas cresceram assistindo a ele. Levará algum tempo para se acostumar a não tê-lo por perto.”
Vardy marcou 198 gols em 496 jogos pelos Foxes desde sua transferência do Fleetwood em 2012, mostrando a qualidade que o levou a disputar a Euro 2016 e a Copa do Mundo de 2018.
Antes mesmo do título histórico, ele ajudou o Leicester a escapar do rebaixamento na temporada 2014-15, quando a equipe venceu sete dos últimos nove jogos sob o comando de Nigel Pearson.
Vardy também marcou gols na Champions League e na Europa League, além de conquistar a Chuteira de Ouro da Premier League em 2019-20, com 23 gols – o jogador mais velho a receber o prêmio, aos 33 anos.
Ele também quebrou o recorde de Ruud van Nistelrooy, então técnico do Foxes, de marcar em jogos consecutivos da Premier League, balançando as redes em sua 11ª partida seguida contra o Manchester United em 2015.
Após o rebaixamento em 2023, Vardy marcou 20 gols em todas as competições na última temporada, ajudando o Leicester a conquistar o título da Championship. Na atual temporada, ele é o artilheiro da equipe, com oito gols.
Albrighton, que jogou com Vardy por 10 anos, descreve o atacante como um personagem único: “Ele é uma pessoa muito simples, muito humilde, apenas normal. As pessoas o consideram uma espécie de superstar, mas ele é apenas normal. Ele gosta das coisas normais, das coisas simples da vida, é um homem de família e é uma pessoa boa em todos os aspectos, fará qualquer coisa por você.”
Um novo capítulo para o Leicester
Com a saída de Vardy, o Leicester perde o último remanescente do time campeão da Premier League, marcando o início de uma nova era. O clube precisa de uma reformulação após o rebaixamento.
O futuro do clube é incerto, com a possibilidade de sanções da EFL (English Football League) devido a violações das regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR) nos três anos anteriores à temporada 2022-23.
Qual o futuro de Vardy?
Aos 38 anos, Vardy deseja continuar jogando e não faltarão interessados. “Isto não é aposentadoria. Quero continuar jogando e fazendo o que mais gosto, marcando gols. Espero que haja mais um ou dois pelo Leicester entre agora e o final da temporada e muitos mais no futuro”, afirmou.
Seu salário provavelmente está fora do alcance de qualquer clube da Championship, então ele precisará aceitar uma redução salarial significativa.
Wrexham já havia sido mencionado como um possível destino e sua ascensão, da National League a duas vitórias de uma vaga na Championship, é semelhante à jornada pessoal de Vardy.
Ele certamente terá interesse da Major League Soccer (MLS) e tem um bom relacionamento com o técnico do Charlotte FC, Dean Smith, que tentou contratá-lo no verão passado.
O Charlotte está no topo da Conferência Leste, enquanto o ex-companheiro de equipe de Vardy e também campeão Christian Fuchs é um dos assistentes de Smith.
Também pode haver interesse da Arábia Saudita, mas sua família será um fator em qualquer destino futuro. Enquanto o ícone dos Foxes busca escrever mais um capítulo em sua carreira e vida, o futebol talvez nunca mais veja uma história como a dele e a do Leicester.