Gael Monfils reverte desvantagem e avança no Masters 1000 de Madri

O veterano tenista francês Gael Monfils conquistou uma importante vitória em sua estreia no Masters 1000 de Madri. Após ser surpreendido no primeiro set, Monfils ajustou sua tática e superou o croata Borna Gojo, que veio do qualificatório, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/4.
A partida marcou a 14ª aparição de Monfils, de 38 anos, no torneio de Madri, que já sediou competições em piso duro coberto antes de se consolidar no saibro. Ao longo de sua trajetória no torneio, o tenista alcançou as quartas de final em duas ocasiões, nos anos de 2008 e 2010. Este triunfo representa a sétima vitória em estreias de oito torneios disputados nesta temporada, com a única derrota sendo para Matteo Berrettini, em Dubai.
O próximo desafio de Monfils será contra o atual campeão do torneio, o russo Andrey Rublev. Este será o quarto confronto entre os dois tenistas, com Monfils tendo vencido apenas o primeiro, na final de Doha em 2018. Desde então, Rublev superou Monfils em Cincinnati, no US Open e recentemente em Monte Carlo, com parciais de 6/4 e 7/6.
Quem avançar deste confronto enfrentará o cabeça de chave número 20, Alexei Popyrin, ou o cazaque Alexander Bublik, que venceu o norte-americano Alex Michelsen em dois tiebreaks disputados, por 7-2 e 7-4.
Vitórias argentinas
Além de Mariano Navone, outros dois tenistas argentinos garantiram vaga na segunda fase do Masters 1000 de Madri. Francisco Comesana derrotou o espanhol Pedro Martinez com um duplo 6/4, enquanto Juan Manuel Cerúndolo superou o norte-americano Aleksandar Kovacevic por 3/6, 7/5 e 6/2.
Na segunda rodada, Comesana enfrentará Arthur Fils e Cerúndolo terá pela frente Félix Auger-Aliassiame. Francisco Cerúndolo, cabeça de chave número 20, entra diretamente na segunda rodada e enfrentará o francês Harold Mayot.