Supercomputador da Opta projeta Manchester City, Newcastle e Nottingham Forest na Champions League

A disputa acirrada pelas vagas na próxima Champions League promete fortes emoções na Premier League até a última rodada. Um supercomputador da Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas, divulgou uma projeção indicando que Manchester City, Newcastle e Nottingham Forest devem garantir suas vagas.
O modelo computacional da Opta analisou os resultados necessários para cada equipe assegurar um lugar na principal competição europeia através do Campeonato Inglês, estimando que 66 pontos podem ser o mínimo necessário. Os cinco primeiros colocados da liga garantem a participação na Champions League na próxima temporada.
O supercomputador simulou o desempenho de cada equipe nas últimas rodadas da Premier League, indicando os times que devem compor o G-5, com Liverpool e Arsenal praticamente confirmados. A Opta, inclusive, atribui ao Liverpool 99,9% de chance de conquistar o título nacional.
A projeção aponta que o Manchester City supera Crystal Palace com show de De Bruyne e assistência de Ederson deve terminar em terceiro lugar, com 68 pontos, seguido pelo Newcastle em quarto, com 67 pontos, e o Nottingham Forest em quinto, com 66 pontos. Chelsea e Aston Villa ficariam de fora da próxima Champions League, ambos com 64 pontos, com o Aston Villa à frente no desempate.
Atualmente, o G-5 da Premier League é composto por Liverpool (79 pontos), Arsenal (66), Newcastle (59), Manchester City (58) e Chelsea (57). Nottingham Forest e Aston Villa também somam 57 pontos, mas estão atrás no saldo de gols. O sexto colocado garante vaga na Liga Europa, e o sétimo, na Liga Conferência.
Probabilidade de classificação para a Champions, segundo a Opta:
- Liverpool – 100%
- Arsenal – 100%
- Manchester City – 87,76%
- Newcastle – 79,37%
- Nottingham Forest – 62,65%
- Aston Villa – 36,07%
- Chelsea – 34%
- Bournemouth – 0,14%
- Fulham – 0,01%